Pr. Jailson Santos

Seja Bem-vindo!

#Curta nosso blog

Role a página e encontre artigos, sermões e aulas

#Compartilhe nossas ideias

Use as redes sociais para nos ajudar a divulgar a fé reformada

Volte sempre que precisar

Nossa home fica aberta 24h!

Blog

LO QUE DEBEMOS HACER

Resumo

LO QUE DEBEMOS HACER

Há alguma filosofia em te pastor?¹


O objetivo deste texto é examinar os principais pensamentos da nossa cultura contemporânea. Não temos o propósito de tratar de todos os movimentos intelectuais da atualidade nem analisar detalhadamente os diversos movimentos filosóficos.

Nesta obra vamos apresentar o pensamento filosófico cristão como digno de ser tomado em conta para a compreensão da realidade.

1. A compreensão do mundo, estar no cristianismo.

Temos a convicção de que o cristianismo oferece uma maior possibilidade para compreender o mundo que vive inclusive o do filósofo.

Cristianismo como é um movimento filosófico marginal, não pode mostra que a Palavra de Deus é a esperança para humanidade na vida presente e futura.

Como diz Mateo Arnold a menos que a humanidade veja nos erros e pensamentos passados e encontre um novo mundo com o renascimento do ser humano o que se espera e desastroso.

2. O contexto do mundo que vivemos

O que tem acontecido em nossos dias é um grande avanço tecnológico. As idéias viajam o mundo em velocidade nunca vista.

As idéias que respiramos determinam sempre a manifestação da atividade humana. As duas idéias que movem o mundo é o comunismo e a democracia. Cremos que a firmemente que o ideal político democrático oferece o único meio adequado para a apresentação dos ideais do cristianismo, pois da dignidade ao homem. Não pretendemos dizer que as democracias modernas agiram sempre perfeitamente dentro do ideal de democracia cristã.

3. A filosofia Cristã para hoje

Não podemos nos separa da nossa situação econômica e social. Precisamos prega um evangelho social. O homem contemporâneo não se interessa por uma filosofia que faz alusão de uma vida que estar além do tumulo. Se podemos mostra que a fé cristã tem algo que decide não só para o futuro, mas para o presente estará mais disposto a ouvir a mensagem.

Também o homem precisa de um credo que unifique as divergências do momento.

Somente o cristianismo tem a resposta para todas as necessidades do homem e a compreensão disso mostra a ele sua missão.

Estaremos em pleno uso da filosofia que confessamos se cumprimos nossa obrigação do serviço cristão, que deve ser sempre um meio para alcança os fins mais elevados.

4. A bíblia é a base mais a demais ferramentas são úteis.

R. A. Torrey disse que se só entendo a Bíblia realmente, não a entendo. Apesar dos argumentos contra as necessidades dos estudos filosóficos por parte dos Cristãos, nós temos muito que apontar para o êxito do estudo para o cristianismo:

4.1 - O estudo da filosofia vale por se só. O cristão tem que ter cultura e acompanha o desenvolvimento da sociedade para sempre manter-se a altura.
4.2 - Os cristãos devem estar em condições de discernir idéias e ideologias e estar preparado para debater com elas.
4.3 - Existe uma grande necessidade de uma erudição cristã em varias áreas, pois só se combate o que se conhece.

O teólogo deve estar sempre familiarizado com o sistema filosófico do seu tempo. Pois é tarefa do líder cristão entender os sistemas ideológicos da sua época, a fim de poder responder os desafios.


CONCLUSÃO

Em um mundo movido pelas idéias que viajam com alta velocidade nos cabos de redes de TV`s, internet e em constante mudança. Não há melhor coisa para qualquer líder que estar contextualizado a ele.

Conhecer o mundo das idéias é fundamental. E é exatamente ai que entra a filosofia. A filosofia nos ajudar a pesarmos e assim dentro de uma perspectiva bíblica e teológica responder os anseios do mundo das idéias, onde há muitos perdidos entre elas.

W. C. Young em “Un Enfoque Cristiano a La Filosofia” da p. 305 – 312. Mostra esta realidade com grande clareza. Quando ressalta a importância de entendermos o mundo a nossa volta. E usando a teologia como base e a filosofia como instrumento para responder os anseios da nossa época.

Colocando a filosofia como uma ótima e útil ferramenta. Pois uma das grandes necessidades do mundo contemporâneo é de eruditos que der uma responda a altura os questionamentos eruditos e bem formulados dos pensadores humanista de nossa época.

Todavia muita ortodoxia, sem ortopraxia é como palavras ditas ao vento. Por isso mais importante que debater as idéias que movem o mundo, é ter atitudes praticas que pode mudar o mundo, ou seja, um “Evangelho social”.

Por isso sempre é bom lembrar no mundo das idéias é sábio ficar com pensamento de Paulo: “Julgai todas as coisas, retende o que é bom”.²

______________
¹Evangelho social aqui nada tem haver com marxismo ou teologia da libertação. Mas um Evangelho voltado de forma bíblica e teológica aos marginalizados. Ou seja, uma Igreja praticando o que crer.
²I Tessalonicenses 5. 21

Seminarista Jailson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jailson Santos

Mestrando em Divindade pelo Centro de pós-graduação Andrew Jumper (Mackenzie - São Paulo)

Bacharel em Teologia pelo Seminário JMC e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana Aliança em Limeira - SP

Professor de teologia sistemática no SPFB

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.