Pr. Jailson Santos

Seja Bem-vindo!

#Curta nosso blog

Role a página e encontre artigos, sermões e aulas

#Compartilhe nossas ideias

Use as redes sociais para nos ajudar a divulgar a fé reformada

Volte sempre que precisar

Nossa home fica aberta 24h!

Blog

A importância da boa tradição.

A palavra conservador nunca foi tão mal definida como nos dias de hoje. Há aqueles que acham que ser conservador é agarrar-se de maneira cega e sem nenhuma análise crítica a uma tradição. Há ainda outros que acham que a tradição é obsoleta e por isso sem nenhum valor para o mundo contemporâneo.

Para Packer a tradição é de grande importância para qualquer comunidade, pois ela: “caracteriza as comunidades; revela ao Cristão sua raiz; oferece ao Cristão um senso de realidade que o ajuda a avaliar o presente com realismo; dá recursos aos crentes para não seguir tendências contemporâneas de uma cultura moderna; A tradição traz ao Cristão lembrete histórico, os quais permitem a comunidade do presente aprender lições da igreja do passado”.

De fato tradição nos fornece uma boa base para as discutirmos às questões do presente. O D. Martin Lloyd-Jones, comentando sobre a Reforma Protestante, diz que: “A maior lição que a Reforma tem a nos ensinar é, justamente, o segredo do sucesso na esfera da igreja e das coisas do Espírito Santo, é olhar para traz”. Lutero e Calvino, diz ele: “foram descobrindo que estiveram redescobrindo o que Agostinho já tinha descoberto e que eles tinham esquecido.” ¹ (Grifo meu)

Diante disso não podemos negar o valor da tradição, pois ela nos ajuda a vivermos o presente sem cometermos os erros do passado e a planejar o futuro com recursos para não seguir tendências contemporâneas de uma cultura moderna e muitas vezes mundana.

Todavia nem toda tradição é boa e relevante. Há algumas que são apenas fruto da carnalidade e baseada em ritos obsoletos, e sem nenhum valor para a vida cristã. ²  Por isso toda tradição deve passar pelo crivo da Bíblia e sem conclusões precipitadas.    

Sem. Jailson Santos

Notas:

¹ Lloyd-Jones apud Neto. NETO, F. Solano Portela. A Mensagem da Reforma para os Dias de Hoje. Fides Reformata. v.2, n.2. jul/dez, 1997. p.29.

² Ver Marcos 13. 1 – 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jailson Santos

Mestrando em Divindade pelo Centro de pós-graduação Andrew Jumper (Mackenzie - São Paulo)

Bacharel em Teologia pelo Seminário JMC e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana Aliança em Limeira - SP

Professor de teologia sistemática no SPFB

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.