Pr. Jailson Santos

Seja Bem-vindo!

#Curta nosso blog

Role a página e encontre artigos, sermões e aulas

#Compartilhe nossas ideias

Use as redes sociais para nos ajudar a divulgar a fé reformada

Volte sempre que precisar

Nossa home fica aberta 24h!

Blog

Teologia do Espírito Santo de Frederick Dale Bruner - Li e gostei







“Os cristãos não só professam crer no Espírito Santo,
mas são também os receptores de Seus dons”.[1]
Charles Hodge.







O movimento pentecostal está crescendo a todo vapor em todo o mundo. Aprovado por todos, ou não, o movimento pentecostal está neste mundo com números e relevância sempre maiores. Teologicamente, os que abraçam este movimento pentecostal reúnem-se em derredor de uma ênfase dada à experiência do Espírito Santo na vida do crente individual e na comunhão da igreja. Segundo Bruner, normalmente este movimento, não quer distinguir-se dos crentes evangélicos nos aspectos fundamentais da fé cristã (em alguns aspectos são mais tradicionais que os chamados tradicionais). Mesmo assim, o pentecostalismo acha sua razão de ser distintivo naquilo que para ele é crucial, a saber, “sua fé na obra sobrenatural, extraordinária, e visível do Espírito Santo na experiência do crente após a conversão, nos dias de hoje exatamente como, conforme ele insistiria, nos dias dos apóstolos”.[2]

O livro “Teologia do Espírito Santo” de Bruner[3] é uma obra para acadêmicos e leigos que desejam conhecer de maneira profunda, a teologia do Espírito Santo em contraste, com esse crescente movimento pentecostal. A obra é fruto dos estudos da tese de doutorado do autor, os quais se concentraram em um exame histórico, bíblico e teológico dos princípios do Pentecostalismo século 20, bem como de uma análise de como esse movimento entendia o Espírito Santo e seu papel na vida do cristão.

A proposta principal da obra é analisar quem de fato é o Espírito Santo e o que Ele fez na história e continua a fazer hoje; bem como, mostrar que Ele é dado a todos os cristãos, de forma graciosa e incondicional quando os mesmos creem em Jesus Cristo e não quando o buscam como uma “segunda benção” ou “obra em duas etapas”, como faz o movimento pentecostal.

Bruner mostra ainda que:

“O pentecostalismo deseja, em resumo, ser entendido como um cristianismo de experiência, sendo que sua experiência culmina no batismo do crente no Espírito Santo, evidenciado, como no Pentecoste, pelo falar em outras línguas. Esta experiência com o Espírito deve continuar, como na igreja primitiva, com o exercício dos dons espirituais em particular, e depois publicamente nas reuniões pentecostais onde os dons têm sua esfera de operação mais significativa”.[4]

A análise de Bruner deixa claro que a pneumatologia do movimento pentecostal ressalta não a doutrina, mas sim, a “experiência” do Espírito Santo. Ou seja, a atração central do movimento pentecostal, como claramente mostra Bruner, consiste “puramente em uma experiência espiritual poderosa e individual”. Tendo isso em mente, Bruner prova por meio de um estudo exegético das principais passagens referentes à ação do Espírito Santo no NT, que o movimento pentecostal está mais baseado em pressupostos humanos que nestes ensinos bíblicos.

A metodologia usada pelo autor consiste da apresentação do pensamento pentecostal, seguida por uma refutação Bíblica-teológica. Através dos métodos dedutivo e histórico, Bruner aborda o assunto proposto de forma didática e dentro de uma sequencia sistemática e lógica, trata do tema com grande clareza mostrando um vasto conhecimento do assunto, tanto no aspecto bíblico, teológico e histórico. A obra é divida em capítulos, os quais trazem uma síntese da história do movimento pentecostal, exegese dos textos mais debatidos sobre a descida do Espírito e suas manifestações extraordinárias, bem como uma vasta gama de referências bibliográficas nas notas de rodapé.

A leitura da obra foi bem produtiva, pois, de maneira profunda foi possível conhecer não apenas a doutrina da pneumatologia, a visão do movimento pentecostal, mas ambas em contraste. Assim, grande contribuição da obra é que ao apresentar este contraste de maneira tão profunda ela se tornou uma grande fonte de consulta, bem como um manual de estudos nesta matéria, a prova disse é que esta obra, apesar da data de sua escrita, é até os dias de hoje uma das obras mais usadas pela maioria dos seminários reformados do mundo. Pois, embora ela não lide com as manifestações dos últimos movimentos pentecostais e nem trate do movimento neopentecostal[5] os princípios bíblicos abordados sobre a doutrina do Espírito Santo tácitos nela são atemporais. 

Sendo assim, a obra é indicada para todos aqueles desejam conhecer a teologia do Espírito Santo em contraste com o movimento pentecostal maneira profunda, histórica, bíblica, teológica e cristalina. Por isso, para todos estudiosos e interessados em discernir os mistérios do Espírito Santo revelados nas Escrituras e possíveis de serem entendidos por aqueles que Ele mesmo selou, este é um livro que não pode faltar na biblioteca.

Soli Deo Gloria

 Jailson Jesus dos Santos


[1] HODGE, Charles. Teologia Sistemática, São Paulo, Editora Hagnos, 2001, p. 391.
[2] BRUNER, Frederick Dale. Teologia do Espírito Santo: A Experiência Pentecostal e o Testemunho do Novo Testamento, Edições Vida Nova, pág. 15-17.
[3] Ibid
[4] Ver análise do autor sobre esse assunto em idem P. 15-17.
[5] Pois o mesmo é novo e distante da data da escrita da presente obra

3 comentários:

  1. Amigo, onde posso conseguir esse livro?
    Qual site vende? Vc tem em PDF ou outro arquivo?
    Me ajude.
    Abraços
    heloneuchoa@hotmail.com
    uhelone@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Infelizmente este livro não é mais editado. Também não tem em PDF. Procure em "sebos" ou tire xerox de um amigo.

    Jailson

    ResponderExcluir
  3. Caro Jailson,

    Seus comentários sobre a referida obra são pertinentes e bons. Sobre o não tratamento das ênfases mais recentes adotadas pelo movimento pentecostal atualmente, vale ressaltar que o objetivo básico de Dale Bruner é a análise detalhada e exegeticamente fundamentada da experiência pneumatológica, e esse objetivo ele cumpre bem, o que qualifica a obra como academicamente bem elaborada. Esse livro está prestes a ser relançado pela Editora Cultura Cristã.

    ResponderExcluir

Jailson Santos

Mestrando em Divindade pelo Centro de pós-graduação Andrew Jumper (Mackenzie - São Paulo)

Bacharel em Teologia pelo Seminário JMC e Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pastor auxiliar na Igreja Presbiteriana Aliança em Limeira - SP

Professor de teologia sistemática no SPFB

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.