O Ebionismo de Ário
Ário (presbítero de Alexandria, no Egito) dizia que Cristo era muito superior aos seres humanos, mas inferior ao Pai, tendo sido criado por ele antes da existência do mundo. Suas ideias ficaram conhecidas numa carta que ele enviou a Alexandre, bispo de Alexandria, a fim de que suas crenças fossem examinadas na qual conclui: “Qualquer coisa mais que exista deve ter vindo à existência, não por qualquer comunicação do ser de Deus, mas por um ato de criação de sua parte, i.e., deve ter sido chamado à existência do nada”.[1]
Ário negou a divindade ontológica de Cristo e sustentou uma ideia na qual Cristo possuía uma posição intermediária entre Deus e o homem. Ele sustentava também que Jesus Cristo era uma criatura, ou seja, ele foi à primeira criação de Deus. Ele foi criado do nada por Deus. Ele não deve ser comparado com as outras criaturas, porque ele difere delas, tendo a primazia entre todas. Ele era o mais alto dos seres criados, mas não o Deus eterno, já que fora criado.[2] O Ebionismo de Ário foi rejeitado no Sínodo de Antioquia (325 d.C.), no mesmo ano no Concílio de Nicéia e anos depois no quarto Concílio Geral, consistindo de muitos pais da igreja que se reuniram em Calcedônia, em 451 A.D.
O Ebionismo atravessou o tempo e ganhou vários adeptos ao longo da história. No contexto próximo da discussão, no “Credo de dedicação” (341) e na “blasfêmia de Esmirna” (357). Em uma roupagem mais intelectualizada ele foi reavivado no nos séculos passados pelo “velho liberalismo teológico” com filósofos como Imanuel Kant (1724 – 1804), Schleiermacher (1768 – 1834) e Adolf Von Harnack (1851 – 1930) e atualmente os “Testemunhas de Jeová”.[3]
[1] KELLY, Early Christian Doctrines, (San Francisco: Harper & Row, Publishers, 1978), 227. Apud CAMPOS, As duas naturezas do redentor: a pessoa de Cristo. p. 143
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Apocalipse 2: 1-7
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Apocalipse 2: 8-11
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