A verdadeira sabedoria não é uma ideia é uma pessoa: Jesus
A
sabedoria buscada pelos judeus e o conhecimento almejado pelos gentios
é
uma pessoa viva: Jesus.
Jailson
Jesus dos Santos
Ἐν ἀρχῇ
ἦν
ὁ λόγος, καὶ ὁ
λόγος
ἦν
πρὸς
τὸν
θεόν,
καὶ θεὸς
ἦν
ὁ λόγος.
“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo
era Deus”.
João 1.1
Muitos
exegetas contemporâneos têm entendido que a “sabedoria” (תוְּשִׁיָּה) apresentada em provérbios de Salomão está
intimamente relacionada com a pessoa de Cristo: “a palavra” (λόγος).
De fato parece haver uma ligação da
linguagem de João 1.1 com a palavra רֵאשִׁית (principio, começo, cabeça), usada
com referência à sabedoria em Provérbios 8.22,23. Observe: “O Senhor me
criou [referindo-se a sabedoria] como o princípio
(רֵאשִׁית WLC, ἀρχὴν na LXX e ἀρχῇ
em
João 1.1) de seu caminho, antes
das suas obras mais antigas; fui formada desde a eternidade [divindade da
sabedoria], desde o princípio, (רֵאשִׁית
WLC e ἀρχῇ na LXX) antes de existir a terra”. O Dr. Daniel
Santos, em um recente artigo sobre Calvino e a literatura sapiencial, assevera
que o exegeta genebrino também via uma íntima ligação entre a sabedoria e
Cristo. Suas palavras são: “Calvino parece não ter a menor dúvida de que o
texto de Provérbios 8 esteja falando realmente do Verbo de Deus...”[1]
Sendo assim, ao que parece, João, em
comum com outros escritores do AT (Pv. 8.22,23)
e
NT (Hb 1.3; Co.1.5), identifica Cristo com a Sabedoria de Deus e atribuindo-lhe
certas atividades que são atribuídas à personificação da Sabedoria, como
podem ser vista na literatura do Antiga Testamento e na tradição judaica.[2]
Esta σοφία
(sabedoria) buscada pelos judeus e este ἐπίγνωσις (conhecimento) buscado
pelos gentios, segundo Bruce, é em Cristo uma pessoa viva, aquele que alguns dos ouvintes de João encontraram
face a face.[3]
Aos judeus, os autores do Novo Testamento
mostram que Cristo desempenhou um papel tradicionalmente atribuído à ‘sabedoria’
na criação e, portanto ele representa tudo que eles precisavam para conhecer a
Deus.[4]
E aos gentios (os quais eram apegados conhecimento filosófico da época) eles afirmaram
que, todos os que “têm acesso a ele [Jesus] pela fé (2. 12), tem acesso a todos
os tesouros da sabedoria e o conhecimento necessário para enfrentar o
seu caminho através da vida.”[5]
(itálicos meus).
Em resposta a
esta verdade, eu e você, devemos abandonar todo conhecimento que esteja a quem ou
vá além do λόγος (o
verbo encarnado) e confiar apenas em Nele, tanto no que se refere à salvação
das nossas almas, como em relação à plenitude de nossas vidas. Pois, em Cristo Jesus o ser humano se reencontra (não
teoricamente, filosoficamente, ideologicamente, mas de modo real) como pessoa
criada segundo a imagem de Deus, destruída na queda em Adão e agora salva e
renovada Nele. Em Jesus são respondidas todas as indagações do ser humano sobre
si mesmo (“de onde eu vim” e “para quê estou aqui”).[6]
John MacArthur retoricamente perguntou: “Onde podemos obter respostas
confiáveis para as mais difíceis perguntas da vida?”[7]
Ele mesmo respondeu: “Nosso todo-suficiente salvador não nos deixou sem amplos
recursos espirituais. Sua perfeita sabedoria
está disponível em sua Palavra [λόγος
- logos]”.[8]
Soli Deo Gloria
Jailson Jesus dos Santos
[1] SANTOS, Daniel, O Interesse de Calvino pela Literatura
Sapiencial. FIDES REFORMATA XIV, Nº 2 (2009): pp. 39, 40.
[2] O'BRIEN, Peter T.: Word Biblical Commentary:
Colossians-Philemon. Dallas : Word, Incorporated, 2002 (Word Biblical
Commentary 44), Disponível na Bíblia
eletrônica Logos
[3]
BRUCE, F. F. Colossian Problems, Pt 4 :
Christ as Conqueror and Reconciler, Bibliotheca sacra 141, no. 564
(1984). 291–302, deals with the cosmic reconciliation of Christ.
[4] THIELMAN, Frank. Teologia
do Novo Testamento: uma abordagem canônica e sintética. São Paulo:
Shedd Publicações, 2007. p. 453
[5] Ibid
[6] Cf. BOOR, Cartas aos Efésios,
Filipenses e Colossenses.
[7] MACARTHUR, John. Nossa suficiência em Cristo. 2. ed. São José dos Campos, SP: Editora Fiel, 2007. p. 102.
[8] Ibid
0 comentários:
Postar um comentário